“Sem pijamas no aeroporto”: governo dos EUA faz apelo inusitado a viajantes, mas é recebido com ironia
25/11/2025 - Mercado e Eventos
Duffy quer que viajantes troquem pijamas por boas maneiras nos aeroportos
(Reprodução)
O governo dos Estados Unidos decidiu mirar não apenas no caos aéreo, mas também no figurino dos passageiros. O secretário de Transportes, Sean Duffy, pediu publicamente que americanos deixem de embarcar de pijama e chinelo neste feriado, como parte de uma nova “campanha de civilidade” para tentar resgatar o que ele chama de “a era dourada das viagens”. A convocação vem justamente após o governo recuar de uma proposta que obrigaria companhias a compensar passageiros por atrasos e cancelamentos superiores a três horas.
Duffy gravou vídeos e discursos evocando o glamour dos anos 1950, com trilha de Frank Sinatra e imagens de Pan Am, enquanto compara o passado polido ao presente, recheado de passageiros descalços, pés em assentos alheios, brigas em terminais e tapas a bordo que viralizam quase diariamente. “Talvez a gente devesse se vestir um pouco melhor, o que nos faz talvez nos comportar um pouco melhor”, disse o secretário. E completou: “Vamos tentar não usar chinelos e pijamas no aeroporto”.
Vídeo oficial compara glamour dos anos 1950 com caos atual dos aeroportos
(Reprodução/Fox)
No material divulgado pelo Departamento de Transportes, ele aparece dentro de um televisor antigo pedindo boas maneiras: agradecer aos pilotos, ajudar idosos, controlar crianças, “vestir-se com respeito” e lembrar que “o passeio começa com você”. O apelo, que soa entre conselho de mãe e nostalgia institucionalizada, foi recebido com ironia nas redes. Muitos questionaram se, junto com etiqueta, o governo pretende trazer de volta poltronas largas, refeições quentes, ou até os cigarrinhos da cabine.
Na segunda-feira, Duffy desembarcou em Newark vestido de terno azul impecável para o que promete ser a maior temporada de viagens de Ação de Graças da história. Ao ser elogiado por um jornalista, admitiu: “Quase vim de jeans, mas achei melhor não, já que vou falar sobre se vestir bem”. Ele insiste que não se trata de impor regras, mas de “fazer o pedido”, acreditando que parte do caos aéreo passa por comportamento coletivo.
“Vocês podem brigar sobre política quando chegarem em casa para o Thanksgiving”, disse. “Vamos fazer deste momento um pré-jogo sem política, cheio de ‘por favor’ e ‘obrigado’, e com muita gratidão por todo o trabalho que acontece para levar você até o destino final”.
O recado está dado, agora resta saber se os americanos vão trocar o moletom pelo jeans “decente” recomendado por Duffy ou se o apelo entrará para a lista das boas intenções que não passam da porta do embarque.
Veja a declaração:
“DRESS WITH RESPECT”: U.S. Transportation Secretary Sean Duffy is urging Americans to ditch the pajamas and slippers when traveling this holiday season. U.S. Transportation Secretary Sean Duffy is suggesting a travel wardrobe upgrade this holiday season, saying he’d “encourage people to maybe dress a little bit better, which encourages us to maybe behave a little better.” Do you agree?


Comentários
Postar um comentário