TAV Brasil garante início das obras para 2028; projeto terá estação entre BM/VR


27/11/2025 - Diário do Vale

Projeto prevê investimentos de até R$ 80 bilhões e geração de 50 mil empregos no maior impacto econômico do eixo Rio–SP


Foto Arquivo


Rio/São Paulo – O projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Rio de Janeiro e São Paulo, avança para sua fase decisiva e mantém o início das obras para 2028, com operação prevista para 2032. Considerado o maior investimento ferroviário da América Latina, o empreendimento deve movimentar entre R$ 60 bilhões e R$ 80 bilhões, gerar dezenas de milhares de empregos e impulsionar a economia dos principais polos industriais do país. O TAV terá uma estação entre Barra Mansa e Volta Redonda.

O CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, afirmou que o ajuste de um ano no cronograma decorre do volume de projetos do PAC em análise no Ibama, mas reforçou que o plano financeiro e técnico está em evolução. “O projeto segue avançando, com engenharia, traçado e modelagens sendo concluídas. A apresentação final aos investidores ocorrerá até 2027”, disse.

Do lado ambiental, o Ibama confirmou que o licenciamento está em curso e que aguarda apenas a entrega do EIA/RIMA, solicitado ao empreendedor em março de 2025. O órgão informou que não há pendências internas e que o processo segue o rito técnico previsto, etapa fundamental antes da emissão da Licença Prévia — marco que autorizará a instalação dos primeiros canteiros.

Com um percurso de 417 quilômetros em apenas 105 minutos, o trem atingirá velocidades de até 320 km/h. As passagens devem custar cerca de R$ 500 por trecho.

O investimento contempla construção, infraestrutura, aquisição de trens e operação inicial. O projeto também deve gerar impacto econômico relevante: estima-se um acréscimo de R$ 168 bilhões ao PIB e R$ 36 bilhões em arrecadação tributária até 2055.

Mais de 50 mil empregos

Estudos iniciais apontam que a fase de obras pode gerar mais de 50 mil empregos diretos e indiretos, além de estimular empreendimentos imobiliários, modernização urbana e valorização logística ao longo do corredor ferroviário.

A operação do TAV também deve reduzir custos de deslocamento corporativo, ampliar a integração entre mercados e criar um ambiente favorável para investimentos estrangeiros. O projeto segue atraindo atenção de fundos internacionais especializados em infraestrutura de alta tecnologia.

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