Ônibus elétrico será testado na linha da USP/HC em Ribeirão Preto


28/06/2021 - Revide
 
O novo veículo está em teste desde maio na cidade e permanecerá disponível até agosto


O ônibus elétrico fará a linha 307-USP/HC até o dia 4 de julho. Foto: Divulgação Prefeitura de Ribeirão Preto


O ônibus elétrico que está em Ribeirão Preto desde maio para testes será colocado, a partir desta segunda-feira, 28, na linha 307-USP/HC, que recebe usuários de locais como: Avenida do Café, Vila Amélia, Vila Tibério, Campus da USP e Hospital das Clínicas. A linha será atendida pelo veículo em experimento até o dia 4 de julho.

O ônibus tecnológico possui ar condicionado e iniciará a operação no Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig/Plataforma I – Ponto 18, na região Central. Depois, passará pelo Centro nas ruas Américo Brasiliense, Cerqueira César, Florêncio de Abreu e seguirá para a avenida do Café em direção Terminal Hospital das Clínicas.

José Mauro de Araújo, diretor de Transporte da Transerp, afirma que o ônibus elétrico tem um custo operacional menor em comparação aos modelos convencionais que estamos acostumados.

O ônibus iniciará as partidas do Terminal Evangelina nestes horários: 8h30, 9h40, 10h50, 12h, 13h10, 14h20, 15h30 e 16h40.

Benefícios

O ônibus em experimento pelo programa Ribeirão Mobilidade possui 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele circule durante o dia inteiro, e em seguida, retorne para a base, onde é recarregado. A recarga total (0% a 100%) se dá em um período de até quatro horas. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo.

Além de ter ar condicionado, é importante destacar que ele é um veículo com zero emissão de poluentes, mais silencioso e com maiores condições de comodidade ao usuário, como possuir tomadas USB e piso baixo, facilitando o embarque e desembarque dos usuários. Ainda, os veículos são totalmente acessíveis, por meio de rampas, o que facilita o embarque e desembarque do cadeirante.

Com informações da assessoria da Prefeitura de Ribeirão Preto 












Comentários