Usuários dos transportes públicos no Rio já podem pagar a passagem com celular


06/07/2021 - O Globo

Pagamento é por aproximação sem necessidade de conexao com a internet Foto: Divulgação


O Globo – Os usuários de ônibus municipais e intermunicipais, metrô, barca, trens e vans legalizadas, além do sistema de BRT agora podem utilizar o seu aparelho de celular para essa finalidade. O pagamento será por aproximação com o validador, não sendo necessário para isso estar conectado com a internet.

— O pagamento por aproximação com a tecnologia NFC é uma tendência mundial e uma novidade no setor de transporte público, que estamos incorporando à rede de produtos e serviços disponíveis aos clientes — explica Melissa Sartori, gerente de Marketing da Riocard Mais.

Nem todos os passageiros poderão utilizar a nova forma de pagamento. Isso porque a novidade só vai estar disponível para quem possui aparelhos com o sistema Android. Também não são todos os validadores que estão aptos a aceitar essa nova modalidade, já que os equipamentos mais antigos não possuem NFC. A tecnologia é essencial para a comunicação entre o aparelho do usuário e o validador.

Segundo dados da Riocard, na SuperVia, 94% dos validadores estão preparados para aceitar a nova modalidade de pagamento. No Metrô, o índice é de 86%. Já no caso dos ônibus, varia de acordo com cada empresa.

Além disso, por ser uma coisa nova, o chamado Cartão Digital não possui ainda todas as aplicações já disponíveis em outros dispositivos de pagamento. Por enquanto, funciona apenas como cartão Expresso, aquele de cor rosa que é alimentado com créditos pelo próprio usuário, diferentemente do de cor laranja, conhecido por Vale Transporte, cujos créditos são colocados pelo empregador.

Também não é capaz ainda de fazer as integrações entre os diferentes meios de transporte. Mesmo assim, a gerente da Riocard Mais diz que o novo modelo de pagamento representa uma evolução.

— Com a substituição gradativa dos validadores, o novo cartão vai ter o seu alcance ampliado, facilitando ainda mais a experiência do cliente — explicou.

Os passageiros que quiserem aderir à novidade precisam baixar gratuitamente o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais na loja Google Play (confira o passo a passo no final do texto). Por enquanto, o serviço está disponível apenas para os aparelhos que contam com sistema operacional Android e ter instalada a tecnologia NFC, essencial para que ocorra a comunicação com validador do meio de transporte.

Para saber onde encontrar validadores compatíveis com a nova forma de pagamento, o usuário deverá acessar o site https://aceitocartaodigital.riocardmais.com.br. No endereço, pode-se consultar as empresas de ônibus e estações de metrô, trem, vans, barcas e BRT que contam com o equipamento.

Segundo a Riocard Mais, a conexão com a internet não é necessária na hora do pagamento da passagem porque as informações relativas aos créditos adquiridos pelo passageiro já estarão previamente gravadas no aparelho. O Cartão Digital poderá ser recarregado com cartões de débito e crédito ou via Pix.

Confira o passo a passo

É preciso ter um celular com sistema operacional Android e ter instalada a tecnologia NFC;

Vá ao Google Play e baixe gratuitamente o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais;

Com ajuda do assistente virtual Tomais, preencha o cadastro solicitado e crie uma senha. Quem já possui cadastro no aplicativo Riocard Mais pode usar o mesmo CPF e a mesma senha;

Cumpra as etapas de validação exigidas;

Na sequência, por medida de segurança, será preciso definir um PIN, uma senha de quatro números que será utilizada para autenticar cada pagamento de passagem;

Em seguida, solicite a criação do Cartão Digital. Um e-mail será enviado com as informações do novo cartão virtual;

Recarregue o Cartão Digital. A partir daí, pode-se utilizar o celular para o pagamento nos meios de transporte.

Atenção: certifique-se que a função NFC está ativada no seu celular.










Comentários