Vargem Grande Paulista lança o Novo Tarifa Zero


13/04/2024 - Revista Circuito

A cidade será a primeira do Brasil com Tarifa Zero, Ônibus Zero e Emissão Zero




Vargem Grande Paulista, uma das pioneiras da Tarifa Zero no Brasil, está prestes a inaugurar um novo tempo no transporte público. Com o ônibus de graça desde 2019, a cidade não só facilitou o acesso ao transporte para todos os seus cidadãos, como agora dá um passo adiante ao introduzir uma frota de ônibus zero quilômetro e elétrica. Este sábado, 13 de abril, marcará o início de uma revolução no transporte municipal da cidade, com a apresentação dos novos ônibus elétricos que prometem ser não apenas uma solução econômica, mas também ambientalmente responsável.

A iniciativa inovadora de Vargem Grande Paulista, que foi o primeiro município na Região Metropolitana de São Paulo a oferecer transporte público gratuito, agora se destaca ao ser a primeira cidade brasileira a combinar a gratuidade com veículos zero km e emissão zero. Segundo o prefeito, Josué Ramos, a substituição da frota atual por veículos elétricos, articulados e zero km é um compromisso com a sustentabilidade, qualidade e eficiência do serviço de transporte de passageiros.

“A fim de garantir sustentabilidade, qualidade e agilidade do serviço de transporte público de passageiros, licitamos uma nova empresa que inicia a operação a partir de segunda-feira (15/4). Nossa cidade mais uma vez inova com ônibus de graça zero km e elétrico, o que vai gerar diversos benefícios econômicos e ambientais”, destacou o prefeito.

A nova frota do Tarifa Zero, composta por ônibus elétrico, a diesel e articulado, não só amplia a capacidade de atendimento como também estende os horários de operação de algumas linhas até as 22h. Além disso, algumas linhas também terão o número de partidas ampliado demonstrando o compromisso da administração municipal com a melhoria contínua dos serviços públicos.

LANÇAMENTO

A cerimônia de apresentação dos novos ônibus será um evento aberto ao público, marcado para as 10h deste sábado, em frente ao novo prédio da Prefeitura, localizado na Rodovia Bunjiro Nakao, km 46. Este momento histórico para a cidade será também uma oportunidade para os cidadãos conhecerem de perto as inovações que estão sendo implementadas em seu sistema de transporte.

Após a apresentação, os novos ônibus do Tarifa Zero percorrerão as principais vias do centro de Vargem Grande Paulista. “Com esta iniciativa, Vargem Grande Paulista não só se posiciona como referência em inovação e sustentabilidade na mobilidade urbana, mas também estabelece um novo padrão para o transporte público em todo o país”, destacou o prefeito.

TARIFA ZERO

O programa Tarifa Zero foi implantado em Vargem Grande Paulista em novembro de 2019, sendo a primeira cidade da Região Metropolitana de São Paulo a utilizar transporte público gratuito. Nesses quatro anos, o número de passageiros teve um aumento surpreendente de 36 mil para mais de 120 mil usuários mensais, o que exigiu a ampliação da frota de ônibus.

A Prefeitura ampliou de 7 para 14 ônibus, e o número de linhas de 4 para 7. Além disso, um Terminal Urbano de Ônibus também foi construído na região central da cidade, por onde passam todas as linhas integrando todos os bairros.


Comentários