16/10/2024 - NSC Total
redacao.jaraguadosul@nsc.com.br
Este será o primeiro Terminal da Integração da cidade, que está sendo construído no bairro Barra do Rio Cerro
Obras no terminal de passageiros já estão 70% prontas
e devem ser concluídas até o fim de outubro
Foto PMJS / Divulgação
Até o final deste ano, entra em funcionamento o primeiro Terminal de Integração do transporte coletivo de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O bairro escolhido para receber a primeira estrutura é o Barra do Rio Cerro. A expectativa, segundo a prefeitura, é beneficiar pelo menos mais de 30 mil moradores da região, além de trabalhadores que se deslocam para a localidade diariamente.
As obras no terminal de passageiros já estão 70% prontas e devem ser concluídas até o fim de outubro, informou a Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul. Nos próximos dias, se as condições climáticas permitirem, serão realizados serviços de acabamentos, instalações de louças e metais sanitários, pintura e limpeza geral do espaço.
Na sequência, a empresa responsável pelo transporte coletivo no município, Senhora dos Campos, fará a implantação dos equipamentos e da operacionalização do terminal, para que seja possível entrar em funcionamento até o final de 2024.
O projeto foi desenvolvido pela própria equipe da Secretaria e contempla uma área total construída de 719,21 metros quadrados, com plataforma de embarque, sanitários e bilheteria, além de estrutura com bancos, sinalização e jardinagem.
— O projeto foi idealizado para ser prático, operacional e de fácil manutenção. O novo terminal terá capacidade simultânea para 10 ônibus, cinco para desembarque e cinco para embarque. Além disso, contará com área para estacionamentos de outros ônibus — explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gildo Martins de Andrade Filho.
O novo terminal ficará na Rua Maria Hruschka Rubini, entre as ruas Ângelo Rubini e Feliciano Bortolini, na Barra, perto da empresa Grupo Malwee. O terreno foi adquirido pelo município em 2022 e a construção do terminal iniciou em agosto de 2023. O investimento total da obra será de R$ 4.313.210,82.
Veja como vai ficar o novo Terminal da Barra, em Jaraguá do Sul
Instalações de louças e metais sanitários, pintura e limpeza geral do espaço
Foto PMJS / Divulgação
Até o final deste ano, entra em funcionamento o primeiro Terminal de Integração
do transporte coletivo de Jaraguá do Sul
Foto PMJS / Divulgação
O bairro escolhido para receber a primeira estrutura é o Barra do Rio Cerro
Foto PMJS / Divulgação
A expectativa, segundo a prefeitura, é beneficiar pelo menos
mais de 30 mil moradores da região
Foto PMJS / Divulgação
Além de trabalhadores que se deslocam para a localidade diariamente
Foto PMJS / Divulgação
As obras no terminal de passageiros já estão 70% prontas
e devem ser concluídas até o fim de outubro
Foto PMJS / Divulgação
Nos próximos dias, se as condições climáticas permitirem
serão realizados serviços de acabamentos
Foto PMJS / Divulgação
Instalações de louças e metais sanitários, pintura e limpeza geral do espaço
Foto PMJS / Divulgação
Até o final deste ano, entra em funcionamento o primeiro Terminal de Integração
do transporte coletivo de Jaraguá do Sul
Foto PMJS / Divulgação
Novo terminal pode beneficiar mais de 30 mil pessoas
De acordo com o Censo 2022, cerca de 36 mil pessoas residem nos dez bairros que ficam no entorno do novo terminal em Jaraguá do Sul. O número representa aproximadamente 20% da população da cidade, que pode ser diretamente beneficiada com o novo espaço.
Ao longo de 2023, informou a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, foram contabilizados 1.987.420 passageiros que usaram o transporte coletivo na região da Barra. Em 2024, até o mês de setembro, esse número já chegou a 1.566.164 de usuários – entre moradores e trabalhadores. Várias empresas e indústrias estão localizadas na região, como o Grupo Malwee (e o Parque Malwee), Grupo Flexível, Chocoleite, entre outras.
— De momento, temos uma tendência de crescimento do uso do transporte coletivo na ordem de 7%. Com isso, ao final de 2024, projetamos que algo em torno de quase 2,2 milhões de pessoas terão utilizado o transporte coletivo na região do novo terminal. Por conta deste significativo aumento da demanda e em razão da inauguração do terminal de integração da Barra do Rio Cerro, a administração acredita que teremos um aumento acentuado do uso do transporte coletivo nos próximos anos — avalia o secretário Gildo Andrade.
Novas linhas e novos ônibus
O Terminal da Integração da Barra do Rio Cerro atenderá linhas vindas dos bairros Garibaldi, Jaraguá 84, Jaraguá 99, Barra do Rio Cerro, Rio da Luz, Rio Cerro I e Rio Cerro II que, atualmente, fazem um total de 302 viagens diárias nos dias úteis, sendo outras 58 aos sábados e 52 nos domingos e feriados.
Com a implantação do novo espaço e com a expectativa de aumento no número de usuários do transporte coletivo, estão sendo viabilizados estudos para ampliar o número de linhas para a região. Nesta etapa inicial, serão implantadas duas linhas novas para atendimento às regiões de Ribeirão Grande da Luz e Tifas Aurora e União. Posteriormente, está prevista a implantação de uma linha entre o Terminal da Barra e o Terminal Central.
— Inclusive, a empresa Senhora dos Campos está adquirindo seis novos veículos com maior capacidade de lotação que deverão estar operando até março de 2025 — indicou o secretário.
Novos terminais estão previstos para Jaraguá do Sul
A Prefeitura de Jaraguá já estuda a viabilização de outros dois terminais de integração no município, que devem atender as regiões dos bairros Estrada Nova e Rau, e outro no bairro Vieira, que atenderá bairros importantes como João Pessoa, Vila Lalau, Vila Baependi, entre outros. Nesta região, inclusive, está localizada a diretoria e o parque fabril da multinacional WEG.
O Terminal Central, que fica na Getúlio Vargas, também é uma das preocupações da prefeitura. O desejo é, no futuro, de ampliar o espaço. Um dos imóveis que fica atrás do terminal já foi declarado de utilidade pública e em breve será desapropriado. Outros imóveis também serão declarados de utilidade pública, informou a prefeitura.
— Tão logo os terminais em demais bairros estejam em operação, a ideia da Administração Municipal é ter um sistema integrado entre estes terminais, o que permitirá o aumento de horários e a implantação de novas linhas — completou ainda o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner.
Comentários
Postar um comentário