05/01/2025 - Pontos para Voar
Um teleférico com quase seis quilômetros de extensão, na Armênia, perto das fronteiras com Azerbaijão e Irã, foi eleito o melhor do mundo por três vezes. Além da estrutura impressionante e dos prêmios, o Wings of Tatev chama a atenção pelos bastidores: o responsável pelo projeto foi preso há mais de um ano pelo país vizinho.
O Wings of Tatev (Asas de Tatev) ganhou o World Travel Awards, espécie de Oscar do turismo, em 2024, 2023 e 2021, na categoria World’s Leading Cable Car Ride (melhor passeio de teleférico).
Em 2010 – ano de sua inauguração –, ele já tinha entrado para o Guinness Book como o maior teleférico de via dupla e sem paradas do mundo.
O que o Teleférico Tem
O Wings of Tatev está localizado na província de Syunik, a 250 km da capital Yerevan. Com 5,7 km de extensão, passa sobre o vale do rio Vorotan, ligando o vilarejo de Halizor até o mosteiro medieval Tatev, um dos pontos turísticos mais visitados da Armênia.
O percurso dura, em média, entre 12 e 17 minutos. A cabine tem capacidade para 30 pessoas e atinge velocidade máxima de 37 km/h. O ponto mais alto fica a 320 metros do chão.
Parte de um programa de revitalização do mosteiro medieval Tatev e para apoiar as comunidades locais, o teleférico premiado ficou pronto após dez meses de obras e gastos de cerca de 22 milhões de dólares. Desde sua abertura, há quase 15 anos, recebeu mais de 1,3 milhão de pessoas.
Vista lá de Cima
Crédito: Davit Hakobyan
Da cabine do teleférico, é possível ver uma estrada em zigue-zague que corta o vale, ruínas de antigos vilarejos e de um antigo abrigo de monges que foi construído nos anos 1600.
Ao descer nos arredores do mosteiro, os visitantes encontram barracas de artesãs locais. Simpáticas, elas oferecem doces, frutas desidratadas e mais produtos típicos.
O mosteiro Tatev é, na verdade, um complexo fortificado que fica à beira de um penhasco. Começou a ser construído no século 9 e, além de igrejas, também englobou um centro educacional no século 14, que oferecia aulas de astronomia, geografia, matemática e filosofia, entre outras disciplinas.
Hoje, as atrações incluem igrejas, corredores estreitos e salas ao lado de precipícios, além de peças históricas feitas de pedra, como uma prensa de óleo e uma coluna erguida em 904 para capturar movimentos e ajudar a avisar o clero sobre terremotos — a coluna permanece intacta.
Quem Eram os Concorrentes
Para ganhar o World Travel Awards em 2024, o Wings of Tatev concorreu com os seguintes teleféricos:
SunWorld Ba Na Hills, no Vietnã
Disney Skyliner, nos Estados Unidos
Mi Teleférico, na Bolívia
Bondinho do Pão de Açúcar, no Brasil
Peak 2 Peak 360, no Canadá
Skyline Queenstown, na Nova Zelândia
Table Mountain Aerial Cableway, na África do Sul
Quem é o Dono do Teleférico
O projeto de revitalização do mosteiro de Tatev – que inclui o teleférico – é do investidor russo-armênio Ruben Vardanyan e da esposa dele, Veronika Zonabend. Vardanyan foi preso em setembro de 2023 pelo governo do Azerbaijão sob a alegação de que entrou ilegalmente no país.
Ele nasceu na Armênia e mudou-se ainda adolescente para a Rússia para estudar. Nos anos 2000, era próximo do Kremlin e esteve no comando de bancos de investimentos e de gestão de patrimônio. A partir de 2010, passou a se engajar em projetos de infraestrutura e filantrópicos ligados a educação, cultura, história e turismo.
Em 2020, decidiu fixar-se na região de Nagorno-Karabakh, um enclave armênio no Azerbaijão, que foi disputado entre as duas ex-repúblicas soviéticas por mais de 30 anos. Vardanyan foi nomeado ministro da República de Artsakh, como os armênios chamavam Nagorno-Karabakh, apesar de a família ter tido medo da permanência dele no local.
Em setembro de 2023, os azerbaijanos retomaram o território. Vardanyan foi detido em um posto de fronteira e permanece em poder do país vizinho. No ano passado, seu advogado denunciou à ONU que ele estava sendo alvo de tortura e maus-tratos.
Em novembro de 2024, quando o Wings of Tatev ganhou o prêmio de melhor passeio de teleférico, David Vardanyan lembrou do pai.
“Espero que projetos como esse ajudem a mostrar ao mundo que a Armênia é um ótimo lugar para se visitar e temos esperança de que, no ano que vem, meu pai, Ruben Vardanyan, possa receber o prêmio pessoalmente, livre”, afirmou.
Prepare sua Viagem
O Wings of Tatev abre de terça a domingo. O horário varia de acordo com a época do ano – de dezembro a fevereiro, o funcionamento é das 10h30 às 17h30. Em março, abril, outubro e novembro, das 10h às 18h. De maio a setembro, das 10h às 19h.
O ingresso de ida e volta para um adulto custa 5.500 drams de dezembro a fevereiro (cerca de R$ 85) e 9.000 drams (cerca de R$ 140) no restante do ano. As informações são de quando este texto foi escrito – início de janeiro de 2025.
Comentários
Postar um comentário