VLTs chegam ao interior do Nordeste por Arapiraca e Campina Grande


07/07/2025 - Movimento Econômico

Por Vanessa Siqueira

Em Arapiraca, VLT receberá investimento de R$ 200 milhões e tem previsão de entrar em operação em 2026


VLT em Arapiraca irá percorrer sete bairros e terá extensão de 13 quilômetros
Foto: Ilustração


O Ministério dos Transportes deu início, nesta segunda-feira (7), à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Arapiraca. A iniciativa contará com um investimento de R$ 200 milhões. Durante a solenidade, o diretor-presidente da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), Tufi Daher Filho, confirmou que a empresa também será responsável pelas obras de implantação de um VLT na cidade de Campina Grande, na Paraíba.

O VLT de Arapiraca recebeu o primeiro lote de dormentes de concreto para as obras. A previsão é que as obras comecem em agosto deste ano, e a operação do VLT tenha início no segundo semestre de 2026.

“O VLT de Arapiraca é o maior investimento de mobilidade urbana que Alagoas está recebendo. É um investimento vultoso, que vai facilitar a vida de quem vai à feira fazer compras, de quem precisa ir ao médico, do estudante no dia a dia para chegar à sua escola ou à universidade”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que VLT será o maior investimento em mobilidade urbana de Arapiraca. 

O VLT de Arapiraca será implantado por meio de uma parceria entre o Ministério dos Transportes, a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Arapiraca. O projeto prevê que ele tenha capacidade de transportar até 400 passageiros em cada viagem realizada e a linha terá uma extensão total de 13 quilômetros, ligando a estação João Paulo II ao campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no bairro Bom Sucesso, beneficiando diretamente sete bairros ao longo do trajeto.

Do total do percurso, nove quilômetros utilizarão a ferrovia existente, que é de responsabilidade da FTL, e passará por revitalização, enquanto os outros quatro quilômetros serão construídos.

Trechos inoperantes da Transnordestina darão lugar a VLTs

O trecho de Arapiraca faz parte da ferrovia concedida à Ferrovia Transnordestina Logística na época da privatização da Malha Nordeste, em 1998. Sem operação desde 2011, a linha agora passará a transportar passageiros, a fim de resgatar o papel da ferrovia como vetor de crescimento e revitalização urbana.

Além do trecho em Arapiraca, outros 14,8 quilômetros de trilhos vinculada à Ferrovia Transnordestina em Campina Grande também receberão obras de mobilidade urbana.

A FTL firmou acordo com a União para devolver trechos da malha não operacional sob sua responsabilidade. Estas ações fazem parte do processo de renovação da concessão do trecho da Transnordestina que liga Fortaleza (CE) a São Luiz (MA). Em contrapartida, o governo federal exigiu que a FTL desenvolva os projetos do VLT de Arapiraca e Campina Grande.

Em julho de 2024 a prefeitura de Campina Grande assinou um Acordo de Cooperação Técnica no Ministério dos Transportes, o que viabilizou o avanço dos estudos para implantação do Veículo na cidade.


Arapiraca recebeu primeiro lote de dormentes de concreto para iniciar obras do VLT na cidade
Foto: Assessoria


Segundo o Ministério dos Transportes, o novo transporte vai alcançar áreas fundamentais da cidade, atendendo aos polos universitário, industrial, hospitalar, jurídico e comercial. O benefício inicial estimado com a linha atinge diretamente cerca de um quarto dos mais de 400 mil habitantes, mas tem impacto em toda a cidade.

Hoje, durante evento em Arapiraca, o diretor-presidente da FTL, Tufi Daher, confirmou as obras, destacando a importância para a mobilidade urbana em Campina Grande, considerada uma das maiores cidades da Paraíba.

“Nós estamos completamente comprometidos a entregar esse veículo leve sobre trilhos. Nós vamos fazer aqui e em Campina Grande, porque o Nordeste merece um VLT dessa natureza e eu tenho certeza que vai ser um dos mais modernos do Brasil”, garantiu Tufi Daher.

Comentários