03/11/2025 - Milano Cittá Stato
Por Fabio Marcomin
Vejamos as características dos novos veículos, em quais linhas de produção serão utilizados e quando se espera a conclusão do fornecimento.
Vista frontal do ônibus elétrico
Assessoria de Imprensa da ATM
Os primeiros ônibus elétricos de nova geração chegaram à cidade: espera-se que mais de cem estejam em operação entre Milão e os municípios vizinhos. Vamos ver como eles são construídos e em quais rotas irão circular.
Os novos ônibus elétricos extralongos chegaram a Milão: veja como são e onde irão operar.
# Os novos veículos elétricos de 18 metros

Novos caixas eletrônicos elétricos Solaris
A ATM Milão anunciou a chegada dos primeiros ônibus articulados Solaris Urbino Electric , produzidos pela fabricante polonesa do grupo espanhol CAF. Cada veículo tem 18 metros de comprimento e capacidade para até 130 passageiros.

Câmera externa do ônibus
O sistema inclui uma câmera integrada ao espelho retrovisor que substitui os espelhos tradicionais , aumentando a visibilidade e a segurança do motorista. O design, com portas de abertura dupla e espaço interno otimizado , foi concebido para facilitar o acesso e reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus.
# Onde eles entrarão em serviço

Ônibus elétrico - vista frontal
Os novos ônibus serão utilizados nas linhas 165, 166, 727, 728 e 729 , que ligam Milão a Sesto San Giovanni, Cinisello Balsamo e Limbiate. Essas rotas interurbanas são caracterizadas por um alto volume de passageiros e uma forte necessidade de renovação da frota. Os primeiros veículos já foram entregues às garagens da ATM e estão prontos para testes. O objetivo é concluir o fornecimento até o final de 2026 , com 105 unidades totalmente operacionais.
# Objetivos ambientais e de rede

Carregador de bateria de ônibus
A introdução do Solaris Urbino Electric faz parte da estratégia da ATM para a transição completa para veículos elétricos em toda a sua frota até 2030. A adoção de veículos com emissão zero reduzirá as emissões de CO₂ e os níveis de ruído nas áreas urbanas mais movimentadas. A nova geração de ônibus também representa uma etapa intermediária rumo à integração progressiva das conexões extraurbanas com a rede de metrô, em um único sistema metropolitano.

Comentários
Postar um comentário