Goiânia inicia a testagem de ônibus elétrico em linha que liga terminais


25/03/2024 - Mais Goiás

A meta do Governo de Goiás é colocar 150 veículos elétricos nas linhas alimentadoras, além dos que operam no BRT Norte Sul e Leste Oeste
 


É o primeiro ônibus elétrico modelo Attivi testado na linha 025, da região metropolitana de Goiânia (foto: Divulgação)


A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos de Goiânia inicia a testagem de ônibus elétrico em linha que liga terminais. Trata-se de avanço no no processo de eletrificação da frota de ônibus com nova rodada de testes em um veículo que vai operar exclusivamente na Linha 025, que liga o Terminal Bandeiras ao Terminal Isidória. O veículo Attivi da Marcopolo se junta a outros dois carros já em circulação, da montadora Eletra/Caio.

O veículo chegou em Goiânia neste domingo (24/03) e já deve entrar em operação nos próximos dias. “Este projeto tem como um de seus principais objetivos a eletrificação de 15% da frota de ônibus da região, o que representa cerca de 150 veículos”, projeta o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Angelo Pricinote.

O modelo chega na esteira da reformulação do transporte coletivo da Região Metropolitana, em curso desde o fim de 2022. O projeto é que além dos 150 veículos que operam nas linhas alimentadoras, todos os ônibus do BRT Norte-Sul bem como o Leste-Oeste (Eixo Anhanguera) sejam eletrificados.

Atualmente, um veículo elétrico está em fase de testes no Eixo Anhanguera e deve entrar na operação para passageiros dentro dos próximos quinze dias. “Além disso, estão em andamento planos para a reforma de 19 estações e cinco terminais do Eixo Anhanguera (BRT Leste Oeste), bem como a conclusão do BRT Norte-Sul, fortalecendo a infraestrutura para um futuro mais verde e eficiente”, destaca Miguel. A entrega da Estação Hemocentro, primeira que foi reformada no trajeto, deverá ser feita já no próximo mês.


Comentários