Cidade de Minas vai implantar tarifa zero no transporte público


07/03/2025 - Estado de Minas

A prefeitura acredita que a medida pode incentivar o uso do transporte público e reduzir a circulação de carros particulares


A gratuidade será aplicada no transporte público coletivo urbano e na zona rural. Crédito/Reprodução Redes Sociais


A prefeitura de São João del-Rei, cidade de aproximadamente 90 mil habitantes localizada na Região Central de Minas Gerais, anunciou nesta quinta-feira (6/3) que a cidade passará a contar com o sistema de ônibus gratuito a partir de junho. O projeto foi encaminhado à Câmara Municipal e, se aprovado, entrará em vigor dentro de 90 dias.

O anúncio foi feito pelo prefeito Aurélio Suenes, que destacou que a medida tem como objetivo transformar o sistema de transporte da cidade, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população. De acordo com a prefeitura, o financiamento do projeto será viabilizado por meio da realocação de recursos, incluindo verbas destinadas à publicidade, sem a necessidade de aumento de impostos.

A gratuidade será aplicada tanto no transporte público coletivo urbano quanto na zona rural.

Segundo a prefeitura, o sistema de transporte público anterior não atendeu às demandas da população, apesar das tentativas de melhorias em gestões passadas. O contrato com a empresa responsável pela gestão do transporte público da cidade chega ao fim de junho e, após negociações infrutíferas para melhoria do serviço, a administração atual decidiu buscar alternativas para garantir um sistema mais eficiente e que atendesse melhor às necessidades da cidade.

“O financiamento do programa será possível por meio de uma reorganização interna das finanças municipais, sem sobrecarregar os cidadãos com novos tributos. Com o apoio de vereadores de diversos partidos, incluindo os de oposição, o projeto tem grandes chances de ser aprovado e transformar o transporte público de São João del-Rei” afirma o prefeito

Segundo Suenes o financiamento do programa será possível por meio de uma reorganização das finanças municipais, incluindo a realocação de verbas de publicidade. O prefeito acredita que o projeto tem grandes chances de ser aprovado, pois conta com o apoio de vereadores de diferentes partidos, incluindo os da oposição.

Em todo o Brasil, são mais de cem cidades com tarifa zero, sendo São Paulo e Minas os estado com os maiores números de municípios que aderiram ao benefício.

Veja as cidades de Minas com a gratuidade no transporte público: Caeté, Ibirité. Itatiaiuçu, Belo Vale, Jeceaba, Sarzedo, Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Brumadinho, Mariana, Ouro Branco, Claudio, Lagoa da Prata, Campo Belo, Arcos, Piumhi, São José da Barra, Ituiutaba, Monte Carmelo, Arceburgo, Muzambinho, Machado, São Lourenço, Leopoldina, Abaeté, Pirapora e Santana do Deserto.

Comentários