Natal testa ônibus elétrico visando modernizar o transporte público


17/04/2025 - Tribuna do Norte


Veículo foi apresentado numa viagem, que seguiu da Ribeira até a Prefeitura, na Cidade Alta
Foto Magnus Nascimento


A Prefeitura do Natal iniciou, nesta quarta-feira (16), o período de testes com um ônibus 100% elétrico no sistema de transporte público municipal. O modelo Azure A12BR, desenvolvido pela empresa TEVX Higer, será avaliado durante 30 dias em rotas convencionais da capital. O objetivo da iniciativa é observar o desempenho do veículo em operação, além de analisar aspectos como conforto, acessibilidade e impactos ambientais. A primeira linha a operar com o veículo é a N-77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), da empresa Guanabara.

Durante o período de testes, o modelo será operado em caráter experimental, com suporte técnico da fabricante e treinamento específico para os motoristas. O veículo possui piso totalmente rebaixado, suspensão com sistema de ajoelhamento, rampas de acesso, corredores amplos, ar-condicionado ecológico, Wi-Fi e carregadores USB. A proposta é verificar a viabilidade da adoção de veículos com esse perfil na frota urbana da cidade.

O ônibus foi apresentado oficialmente durante evento realizado na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), saindo para um trajeto até o Palácio Felipe Camarão, na presença de diversas autoridades. “Estamos investindo em alternativas sustentáveis que ofereçam mais qualidade para a população e menos impacto para o meio ambiente. Esse é só o começo de um novo tempo para a mobilidade urbana de Natal”, destacou o prefeito Paulinho Freire, durante a apresentação do projeto-piloto.

O teste também permitirá a coleta de dados técnicos e estatísticos para subsidiar decisões futuras sobre a possível incorporação de veículos elétricos ao sistema. Segundo a Prefeitura, o modelo em avaliação foi projetado para o mercado brasileiro e já opera em outras cidades do país. A operação assistida conta com a presença de um instrutor técnico da TEVX Higer. O modelo Azure A12BR adota uma estrutura integral de engenharia, o que permite maior durabilidade, redução de peso e menor desgaste do pavimento urbano.

“A partir de hoje nós vamos apresentar um modelo 100% elétrico, limpo e com alta tecnologia, para que a população possa vivenciar essa experiência e, a partir dela, possamos coletar dados e estatísticas que servirão de base para a construção de um projeto sólido”, afirmou Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer. “Durante os 30 dias de testes, vamos oferecer uma operação assistida, com a presença de um instrutor técnico dedicado, que dará todo o suporte necessário ao uso e operação do veículo”, completou.

A escolha da linha N-77 para o início dos testes considerou o perfil do trajeto e o volume de usuários. O percurso conecta bairros distintos da cidade e apresenta situações variadas de tráfego, o que pode fornecer dados mais abrangentes sobre a atuação do veículo em contextos urbanos diversos. A análise técnica considerará itens como autonomia, eficiência energética, manutenção e aceitação do público.

Para Jodia Melo, secretária de Mobilidade Urbana de Natal, esse teste operacional marca um avanço significativo no transporte público de Natal. “A cidade está aberta à inovação, e diversas soluções baseadas em energias renováveis serão testadas”, afirma.

Segundo ela, esse é um passo concreto da prefeitura rumo a um sistema de mobilidade mais limpo e eficiente. “Durante os próximos 30 dias, vamos analisar de perto o desempenho, o conforto e os benefícios desse modelo para, então, avaliar sua viabilidade e futura implementação”, explicou.

A Prefeitura não detalhou se existirão outras linhas que deverão receber o teste do ônibus elétrico ou qual o cronograma estabelecido.

Comentários