27/07/2025 - Sem Fronteiras

A integração física e econômica da Tríplice Fronteira voltou ao centro dos debates durante a última reunião da Comissão Trinacional de Desenvolvimento (CODETRI), realizada em Foz do Iguaçu. Autoridades paraguaias defenderam a retomada do projeto de construção de um teleférico trinacional que conectaria Foz do Iguaçu (Brasil), Presidente Franco (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).
Com estrutura prevista para ter embarques e desembarques próximos aos marcos dos três países, o teleférico seria um símbolo da conexão trinacional, com alto potencial turístico e impacto na mobilidade urbana. O projeto, já discutido anteriormente, não avançou devido às questões migratórias e burocráticas entre os países.
Agora, com respaldo de representantes como o vice-ministro do Comércio e Serviços, Rodrigo Maluff, o vice-ministro da REDIEX, Javier Viveros, e a ministra do Turismo do Paraguai, Angie Duarte, a proposta ganha novo fôlego. Segundo os representantes, duas empresas internacionais já demonstraram interesse em desenvolver o sistema, apresentando como referência o modelo aéreo em operação na cidade de La Paz, na Bolívia.
Outro tema em destaque foi a necessidade urgente de operacionalizar a Ponte da Integração, que liga Presidente Franco a Foz do Iguaçu. A obra foi concluída há mais de dois anos, mas segue inativa por falta de vias de acesso e estruturas alfandegárias. O projeto logístico considera o tráfego diário de caminhões e exige uma resposta integrada dos governos para liberar seu uso.
A delegação paraguaia também informou que visitas técnicas foram realizadas a obras em andamento e pontos turísticos estratégicos do país. A expectativa é concluir a ponte sobre o Rio Monday em até 18 meses, facilitando o acesso à Ponte da Integração.
Durante a reunião, Javier Viveros apresentou ainda a iniciativa Paraguay Business Week, que visa posicionar o país como polo de oportunidades de investimento, reforçando a vocação integradora da região trinacional.
Comentários
Postar um comentário