29/10/2024 - Jornal Itaquera
Por Redação
Com 9,8 km e previsão de atender 400 mil passageiros por dia, o novo corredor de ônibus reduzirá pela metade o tempo de viagem entre a Zona Leste e o Centro
Imagem ilustrativa Divulgação / Prefeitura de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo iniciou as obras do BRT Radial Leste - Trecho I, que ligará o Parque Dom Pedro II, no centro, à Estação Penha do Metrô, na Zona Leste. O corredor de ônibus, com investimento de R$ 385,9 milhões do FUNDURB, terá 9,8 km de extensão e deve beneficiar cerca de 400 mil pessoas diariamente, reduzindo em até 50% o tempo de viagem entre o Centro e a Zona Leste.
Além do corredor exclusivo, o projeto inclui uma Sala de Apoio Operacional para monitoramento do sistema e faixas exclusivas para ônibus, com pavimento rígido e semáforos inteligentes, melhorando a velocidade e segurança. Redes de energia e telecomunicações serão enterradas e uma ciclovia será instalada ao longo do percurso, equipada com totens de segurança.
O BRT terá conexões diretas com estações do Metrô e CPTM e contará com 12 estações de embarque e desembarque. Essas paradas terão ar-condicionado, portas automáticas, painéis de informação e pagamento antecipado para agilizar o embarque. Além disso, painéis solares garantirão o abastecimento energético sustentável das plataformas.
A tecnologia ITS (Sistema Inteligente de Transporte) será implantada para monitorar o fluxo de ônibus, gerando dados em tempo real para melhorar a operação e garantir pontualidade. Câmeras com vídeo analítico reforçarão a segurança, com imagens compartilhadas com a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana.
Essa infraestrutura se integrará ao futuro BRT Aricanduva, criando uma rede eficiente de mobilidade para a Zona Leste, promovendo uma cidade mais acessível e sustentável.
Informações: Prefeitura de São Paulo
Comentários
Postar um comentário