05/11/2024 - DOL
Por Luiza Mello
Os contratos que garantem a aquisição da nova frota de veículos pelo Governo do Estado foram publicados ontem (4) no Diário Oficial da União.
Em agosto, o governador Helder Barbalho e o ministro Jader Filho visitaram a fábrica da empresa onde os ônibus estão sendo fabricados, em São Paulo. Foto Marcos Santos/Agência Pará
Foram publicados ontem (4), no Diário Oficial da União, os dois extratos de contratos que garantem a aquisição de 265 novos ônibus para o sistema do BRT da Região Metropolitana de Belém. Todos os modelos adquiridos pelo Governo do Pará contam com ar-condicionado, wi-fi, tomada de energia e ferramentas de acessibilidade. Os contratos garantem o financiamento de R$ 366.858.232,00 para a aquisição de uma nova frota de ônibus, destinados ao Sistema Integrado de Transporte Público (SIT/RMB). A aquisição dos novos ônibus são fruto de um convênio firmado entre o Ministério das Cidades e o Governo do Pará
Do total, 40 unidades são veículos elétricos que serão usados nas Linhas Troncais do BRT Metropolitano e tem capacidade para transportar 75 passageiros, enquanto os demais 255 veículos são do modelo ônibus Euro 6, com motorização a combustão, turbodiesel, com tecnologias aprimoradas para a redução das emissões de poluentes na atmosfera.
Em agosto deste ano, o ministro das Cidades, Jader Filho, esteve em São Paulo para participar da Feira Latino-Americana de Transportes, onde teve a oportunidade de conferir de perto todos os detalhes da produção dos 265 novos ônibus que vão operar no BRT Metropolitano.
Os novos ônibus representam um avanço em termos de sustentabilidade, incorporando tecnologias que minimizem a emissão de carbono e melhoram a qualidade do ar. “Estamos comprometidos em transformar a mobilidade urbana em Belém, não apenas para melhorar o trânsito, mas para garantir um futuro mais sustentável” afirmou Helder Barbalho.
A escolha dos novos modelos reflete uma política ambiental consciente, alinhada com as metas globais de sustentabilidade e preparando a região para ser uma vitrine durante a COP 30. Além da comodidade dos novos veículos, o sistema do BRT Metropolitano vai resolver um problema histórico de mobilidade urbana na região que liga os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Com pistas exclusivas para os ônibus que integram o sistema, além da redução do tempo de viagem dos cidadãos que precisam utilizar o transporte público.
EFICIENTE
O BRT Metropolitano é um projeto executado pelo Governo do Pará que visa reformular o sistema de transporte público de forma integrada nos municípios da Região Metropolitana de Belém. Além de facilitar o deslocamento dentro da região metropolitana, os novos ônibus representam um novo modelo de transporte público eficiente e ecológico em uma região que vai receber as mais importantes autoridades mundiais em meio ambiente, durante a COP 30, em novembro de 2025.
O Ministério das Cidades já viabilizou recursos da ordem de R$ 635,7 milhões em financiamento via BNDES ou FGTS para compra de 503 novos ônibus para atender as cidades das regiões metropolitanas de Belém e Santarém e o município de Parauapebas, sendo 100 desses veículos elétricos.
A renovação da frota do transporte público no Pará se dá por meio do convênio firmado entre o Ministério das Cidades e o Governo do Pará (265 ônibus) e através do Novo PAC Seleções (238 ônibus), a partir da seleção anunciada em maio deste ano.
ÔNIBUS
CIDADES CONTEMPLADAS
Belém: 113 novos ônibus - 20 elétricos e 93 Euro 6;
Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará): 265 novos ônibus - 40 elétricos e 225 Euro 6
Parauapebas: 85 novos ônibus Euro 6
Região Metropolitana de Santarém (Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos): 40 novos ônibus elétricos.
Comentários
Postar um comentário