18/05/2025 - NSC Total
Por Nathalia Fontana
Programa do Governo Federal fez repasse de R$ 159 milhões para implementação do sistema
Faixas exclusivas prometem mais agilidade ao transporte público
Foto: Lucas Amorelli, Arquivo DC
A prefeitura de Florianópolis assina nesta segunda-feira (19) o convênio para implementar os primeiros trechos de BRT na capital catarinense. O sistema conta com faixas exclusivas e estações para ônibus do transporte coletivo, o que promete melhorar a fluidez do trânsito urbano.
Os trechos de BRT serão implantados através do Programa de Aceleração de Crescimento, do Governo Federal, com repasse de R$ 159 milhões. O valor foi liberado pelo Ministério das Cidades, após aprovação de proposta enviada pelo município.
O convênio que será assinado nesta segunda prevê os trechos 1 e 2 do BRT em Florianópolis, assim como a faixa exclusiva na Avenida Mauro Ramos. Eles compreendem a extensão entre o TITRI até Saco dos Limões, trecho que passa próximo à UFSC e corta o bairro Pantanal, com extensão total de 5,2 quilômetros.
Na Avenida Mauro Ramos, que faz conexão com a Beira-mar Norte, serão feitas adequações em um trecho de 2,67 quilômetros para priorizar o transporte coletivo na região.
Ainda, 20 abrigos de ônibus e nove estações de embarque de passageiros serão readequados e implantados, de acordo com o projeto. O prazo de execução das obras é de 3 anos.
Próximos passos para implementação do BRT em Florianópolis
Depois da assinatura do convênio, o projeto ainda passa por revisão junto à empresa contratada, e análise e aprovação da Caixa Econômica Federal. Mais tarde, será lançado o processo licitatório. Essas etapas devem durar entre 6 a 8 meses.
— Essa é uma virada no transporte coletivo da cidade, uma intervenção que já deveria ser realidade há muito tempo por aqui. Com as vias exclusivas as pessoas chegam mais rápido ao trabalho, têm uma maior previsibilidade nos tempos de deslocamento, além do impacto positivo geral para o fluxo de veículos na cidade, que deve diminuir, pois deve aumentar a utilização do ônibus frente aos outros modais — destaca o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
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