Aeromóvel começa operação assistida no Aeroporto de Guarulhos (SP)


05/12/2025 - CBN São Paulo

Por Leonardo Zvarick — São Paulo

Sistema que ligará a Linha 13-Jade aos terminais inicia testes com passageiros. Trens automatizados funcionam à noite e ainda não têm data de inauguração.


Aeromóvel em SP
Foto: Edilson Dantas/ O Globo


O aeromóvel que vai conectar a Linha 13-Jade da CPTM aos terminais de embarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, começou a operar de forma assistida nessa semana.

É a primeira fase de testes com passageiros antes da inauguração, ainda sem data. Desde quarta-feira (3), o trenzinho está transportando funcionários do aeroporto no percurso que hoje é atendido por uma linha de ônibus. Gustavo Maia, que trabalha no Terminal 2, fez a viagem pela primeira vez nesta sexta-feira e já percebeu as vantagens.

"Eu acredito que esse trem vai facilitar bastante a nossa vida para ir e para voltar daqui do Terminal Taboão, porque de noite, no horário que o pessoal está indo embora, simplesmente não tem lugar para entrar no ônibus. É extremamente lotado. O pessoal vai se espremendo. E demora muito pra passar também. Vai acumulando gente esperando o ônibus e acaba que fica insuportável de entrar no ônibus", contou.

Nessa primeira etapa de testes com passageiros, o trem está operando somente à noite e com 25% da capacidade máxima, limitado a 50 pessoas por viagem. A CBN fez o trajeto de ida e volta, que demorou menos de 20 minutos. Quando estiver funcionando plenamente, a ideia é que cada viagem dure seis minutos.

Diferente do Metrô e dos trens convencionais, o aeromóvel é movido pela força do ar. Ao longo dos quase três quilômetros de via suspensa, existem cinco ventiladores elétricos que impulsionam as composições - como explicou o engenheiro Eduardo Chrysostomo, diretor-técnico do consórcio AeroGRU.

"Esse ar é propelido por esses ventiladores. Ele funciona mais ou menos como um barco a vela invertido. O ventilador faz a propulsão, esse ar cria uma zona de pressão e o veículo se movimenta", explicou.

Os trens do aeromóvel não têm motor próprio nem maquinista. Da aceleração à frenagem, o sistema é todo automatizado, e o operador - que acompanha tudo do centro de controle - só atua no caso de alguma intercorrência.

A capacidade de passageiros e velocidade dos trens na operação assistida será ampliada progressivamente. Essa é a etapa final para o serviço obter a certificação obrigatória antes de ser aberto ao público.

A entrega está atrasada em cerca de dois anos, e nem GRU Airport, nem a Anac, têm uma data de inauguração. Devido ao descumprimento dos prazos, a agência reguladora abriu um processo administrativo sancionador que pode resultar em multa para a concessionária.

Segundo o consórcio AeroGRU, o sistema já passou por mais de 15 mil testes de desempenho e segurança. Quando estiver funcionando, o aeromóvel poderá transportar até duas mil pessoas por hora. O serviço será gratuito.

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